03 fevereiro 2014

Rindo, criticam-se os costumes:

Martins Pena¹



O que é Comédia de Costumes?
Comédia de Costumes é um gênero teatral de grande difusão no Brasil. O escritor francês Molière é considerado o principal criador da comédia de costumes. No Brasil, o dramaturgo Martins Pena¹ (1815-1848) é considerado o principal representante e pioneiro deste gênero, sendo considerado por muitos "O Molière Brasileiro".
A comédia de costumes caracteriza-se pela criação de tipos de situações de época, com uma sátira social. Propõe uma análise referente aos costumes e comportamentos humanos em determinado contexto social, como corrupção de normas de conduta, preconceito, amores ilícitos, dentre outros temas, sempre com um ar mais cômico. 
O estudo de Comédia de Costumes é proposto no Caderno do Aluno de Língua Portuguesa Vol.1 do 2º ano do ensino médio, então, se é esse o seu caso, está lendo o artigo certo. Se você não for um aluno do ensino médio, não faz mal: Estamos constantemente rodeados de meios de informação, e você com certeza já deve ter se deparado com uma comédia de costumes e, portanto, não lhe fará mal aprender. No caso da apostila (Caderno do Aluno), temos o exemplo da música Caviar, do Zeca Pagodinho, que critica a desigualdade social.
Enfim, como diz o enunciado, "Rindo, se criticam os costumes".
Fique esperto!

Obs: As apostilas ainda não chegaram, mas nossa professora já está apresentando os conteúdos.

-Sátira: Técnica literária que ridiculariza determinada situação, assunto ou indivíduo, com intuito de provocar uma mudança ou protestar contra determinado tema.Apesar de ser famosa por provocar o riso,a sátira nem sempre é cômica: por vezes, chega a ser inclusive trágica. No caso de uma sátira social, é uma sátira que tem o intuito de defender uma questão social, ridicularizando-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostaria de comentar o post? Escreva!
Ou deixe o seu feedback!
Obrigado!
P.S: Haters e trolls serão ignorados. Desculpe! :)